Sindicato Nacional dos Trabalhadores
em Atividades Subaquáticas e Afins
Na designação da nossa missão, só temos como opção a vitória!

Mergulho Autônomo: É todo o mergulho em que o mergulhador transporta o equipamento que lhe fornece a mistura respiratória preso às costas, como única fonte de respiração. 

 

Mergulho Dependente: É todo o mergulho em que a mistura respiratória é fornecida ao mergulhador através de um umbilical, vindo da superfície, sendo obrigatório à utilização do equipamento autônomo como emergência. 

 

Mergulho Raso: É todo mergulho de intervenção realizado até a profundidade de 50 (cinqüenta) metros, utilizando ar atmosférico natural, comprimido, como fonte de respiração, podendo ser efetuado com equipamento autônomo, onde o mergulhador transporta a mistura respiratória preso às costas, como única fonte de respiração, limitado comercialmente a 20 metros de profundidade, ou equipamento dependente, cuja fonte de respiração principal é levada através de um umbilical, vindo de um tanque de volume ligado a um compressor de ar comprimido, em conjunto com o equipamento autônomo que só será utilizado em caso de emergência. 

 

Mergulho Profundo: É todo mergulho de intervenção, realizado em profundidade superior a 50 (cinqüenta) metros, utilizando misturas respiratórias artificiais, podendo ser realizado com sinete ou sino (aberto/fechado), para períodos de curta duração e exclusivamente com sino fechado quando for utilizada a técnica de saturação. 

 

Mergulho de Intervenção: É toda operação subaquática, caracterizada pelas seguintes condições:

- Utilizando ar comprimido, para mergulhos até 50 (cinqüenta) metros, com ou sem o emprego do sino de mergulho (aberto ou fechado) ou sinete;

- Utilizando mistura respiratória artificial, com a utilização do sino de mergulho (aberto ou fechado) ou sinete, não podendo ultrapassar a profundidade de 90 (noventa) metros, porém, o tempo de trabalho submerso, é limitado a valores que não necessitem o emprego da técnica de saturação;

- Utilizando mistura respiratória artificial, exclusivamente com a utilização de sino de mergulho fechado, para qualquer profundidade, quando a técnica de saturação é requerida.

- Roupa de neoprene com circulação de água quente, para sinete ou sino aberto, e roupa seca, com macacão de lã por baixo e/ou roupa de água quente para sino fechado. 

 

Mergulho Saturado: Operação na qual o mergulhador é exposto à pressão, por tempo suficiente para que seu organismo atinja o limite da capacidade de absorção do gás inerte, utilizado na mistura respiratória artificial. Durante esse período o mergulhador pode ser levado para o local de trabalho por meio de um sino de mergulho, retornando à câmara hiperbárica (de vida) sem a necessidade de efetuar descompressão, a qual será realizada apenas no final da operação.